segunda-feira, 3 de agosto de 2009

REIKI

REIKI

Para falar de Reiki, é imprescindível ficar primeiro a saber um pouco sobre o seu fundador.
Mikao Usui (15 de agosto de 1865/9 de março de 1926), também conhecido no Japão como Usui Sensei, é considerado o fundador do Reiki. Era entre outras coisas, um monge budista. Nasceu no Japão em 15 de Agosto de 1865, numa pequena Vila designada Taniai, Distrito de Yamagata, Prefeitura de Gifu.
Usui estudou Kiko (a versão japonesa do Chi Kung) quando era jovem, num templo de Budismo Tendai, no Monte Kurama, Norte de Kyoto.
Nas práticas do Kiko usa-se a própria energia vital para a cura de outras pessoas, ficando o doador dessa energia, desvitalizado. Algo que não foi do agrado de Mikao Usui e que lhe terá feito nascer a semente daquilo que hoje conhecemos como Reiki.
Usui viajou depois por todo o Japão, China e Europa em busca de conhecimento nas áreas da medicina, psicologia, religião e desenvolvimento espiritual. Numa dessas etapas, juntou-se a um grupo designado Rei Jyutu Ka, onde a sua formação acerca do mundo espiritual foi fortificada. Voltou mais tarde ao Monte Kurama onde iniciou então um retiro de vinte e um dias onde jejuou, cantou, orou e meditou.
No final do retiro, em Março de 1922, Mikao Usui teve a sua experiência de Satori (Iluminação) onde ficou a sabendo de que forma utilizar energia para a cura sem ficar desvitalizado. Usui aplicou então a energia em si próprio e depois na sua família, tendo aberto em Abril de 1922 a escola que ainda hoje existe, Usui Reiki Ryoho Gakkai, em Tóquio.