segunda-feira, 3 de agosto de 2009

REIKI - Chakra do umbigo

MANIPURA
(Chakra do umbigo)

Localização: plexo solar.
Funções: digestão, emoções e metabolismo.
Qualidades Positivas: auto controle, autoridade, energia, humor, imortalidade, poder pessoal e transformação.
Qualidades negativas: medo, ódio, problemas digestivos e raiva.

Psiquismo relativo ao mundo vegetativo em geral, prazer e dor.
Sensações, sentimentos e desejos dirigidos ao próprio bem estar físico e emocional.

Quando está corretamente energizado liberta do medo e dos estados mentais extremados.
Não existe uma necessidade obcecada de controle de si mesmo e de todos à sua volta.
Dá a devida importância aos próprios sentimentos e sensações e aos dos demais.
Emprega o seu poder pessoal como forma de intensificar suas próprias experiências, sem esmagar os outros com suas ambições.

Quando está mal energizado, produz uma personalidade egocêntrica, sensual, sentimental e um sentimento de compaixão exagerada.

A pessoa tenderá a perder o controle de suas próprias emoções a ponto de, se elas estiverem dirigidas para o seu íntimo, poder transpassá-las (abandono de si e auto-punição) ou então, se estiverem dirigidas para fora, ser estimulada a conquistar a tudo e a todos à sua volta.
Sentindo a sua individualidade ameaçada, age sempre na tentativa de aumentar, defender e fazer reconhecer o seu poder pessoal.
Sente-se e necessita ser o centro das atenções.

Apresenta distorções quanto à sua sensualidade e sexualidade, tendendo ao exagero fantasioso, sedução compulsiva, como meio e garantia para a afirmação da identidade pessoal (hiperenergizado), ou tende a negar ou mascarar suas necessidades e inseguranças (hipoenergizado), e vivencia as situações dando-lhes uma densidade sentimental exacerbada.
A raiva e a arrogância são características predominantes.

No amor apresenta a consciência sensual e sentimental que levará a gozar o aspecto físico do ser amado.

Durante o processo de energização é normal surgirem problemas digestivos concomitantemente a períodos intensos de instabilidade emocional, à medida que emoções reprimidas forem liberadas.

Ao energizarmos este chakra estamos desenvolvendo a consciência do "eu", tornando-o uma força integradora que reúne os elementos exteriores (ideais de personalidade e situações) e interiores (características verdadeiras da personalidade e situações reais), adequando-os num sentimento de identidade.
Com o passar do tempo a capacidade do "eu" de assimilar os conteúdos da mente inconsciente aumenta, ajudando-o a fazer escolhas cada vez mais conscientes e a resistir às pulsões inconscientes.
Neste nível começamos a sentir o desejo para conhecermos "quem somos", o desejo pelo autoconhecimento.

Este chakra está relacionado com o nível emocional.